terça-feira, 21 de abril de 2009

21 de Abril


Aprendemos muito sobre o 21 de Abril na escola. É o dia que no Brasil lembra o mártir mineiro, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Nascido em 1746 em Pombal, distrito de José D’el Rei (hoje Tiradentes) em Minas Gerais. Os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antônia da Encarnação Xavier, nascida na vila de José D’el Rei ( Brasil).
Tiradentes foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. Atuou no Brasil colonial, mas precisamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É conhecido no Brasil como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional.
A Inconfidência Mineira foi um dos movimentos mais importantes da História do Brasil. Foi a luta dos brasileiros contra a opressão do governo português, que no final do século XVIII sofria com abusos políticos e cobrança de altos impostos. É importante lembrar que, naquela época era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Trabalhadores que encontravam o ouro deviam pagar o quinto do que conseguiam; e o ouro acabava abarrotando os cofres portugueses. Os que não cumpriam as leis sofriam duras penas.
Atitudes como estas provocaram a insatisfação do povo. Membros da elite brasileira da época (intelectuais, militares, fazendeiros e donos de minas) influenciados por idéias Iluministas, vindas do mundo europeu, decidiram então se reunir em busca de um novo rumo: a Independência do Brasil
O grupo era liderado por Tiradentes, era formado também pelo poeta Tomas Antônio Gonzaga e Claudio Manoel da Costa, o dono da mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da sociedade da época. A idéia principal do grupo era implantar o governo Republicano no país.
Os ativistas inconfidentes marcaram um movimento para uma data que também ocorreria a Derrama – cobrança forçada de impostos – isso incitaria a população que estava revoltada. Contudo, Joaquim Silvério dos Reis - também inconfidente - em troca do perdão de suas dívidas com a coroa; delatou o grupo.
Todos foram presos, uns foram levados para o Rio de Janeiro, outros para a África. Porém, Tiradentes que assumiu a liderança do movimento, foi condenado a forca em praça pública.
A Inconfidência Mineira – embora, frustrada – representa a valorosa luta dos brasileiros por independência, contra o governo colonial, o autoritarismo e ganância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário