segunda-feira, 18 de maio de 2009

Reflexão

O Movimento Eucarístico Jovem realizou nesse domingo, 17, um retiro com o tema: “Despertar para uma nova vida”. O movimento existe a mais de 15 anos no bairro Lomanto, possibilitando uma formação cristã a crianças, adolescentes e jovens nos mais importantes níveis de crescimento de um ser humano: espiritual, pessoal e sócio comunitário. Nesse leque, destacou-se a importância do perdão e da amizade.
“O perdão lembra a outra pessoa de sua eterna perfeição, nela colocada pelo Criador”. - Robert Roskind, autor do livro A espiritualidade a dois. Podemos ceder diversos significados ao perdão. Mas - sem meandros – citemos; a compreensão, não esquecendo que o outro é Filho de Deus. Insisto no compreender - e arrisco mais -; quando alguém nos ataca de alguma forma, no lapso do ataque não sente amor por si e não se acha merecedor de amor algum.
Transformemos o ataque, o perfil astucioso; num pedido de amor e afeto. Embora, nada disso se compre em farmácias mas, já fomos condecorados com eles pelo Criador e façamos bom uso desta dádiva. Só somos perdoados, quando o verdadeiro perdão é oferecido.
Compreender o pedido de amor do outro, é também entender nossos próprios ataques. Estar com o outro em harmonia é viver mais. Estar com o outro quando ele está certo é bom, mas permanecer com ele ainda quando estiver errado, isso é amizade. Afinal, amizade não se explica. E sobre amizade, para mim não há texto melhor que esse que vos apresento para findar este post.


"Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração".

William Shakespeare









Nenhum comentário:

Postar um comentário