domingo, 31 de maio de 2009

31 de Maio: Dia Mundial de Combate ao Fumo


Pode-se dizer que, uma das maneiras mais eficaz de se alarmar alguém é com números – todo mundo fica louco com as contas do mês, as notas da escola, com o salário, o saldo devedor. Por isso recolhi alguns que pudessem no dia de hoje provocar um reflexão em quem fuma. E que, o faça pensar também em quem não fuma; como seus filhos, sua esposa, seus colegas de trabalho. - No mundo; são mais 4,9 milhões óbitos por ano,
-Corresponde a 10 mil mortes por dia;
- No Brasil; mata 200 mil por ano;
- Pode causar mais 50 doenças diferentes;
- Cerca de 90% dos casos de câncer no pulmão, são ocasionados pelo cigarro;
-O Cigarro contém aproximadamente 4.700 de substancias tóxicas diferente;
-O Alcatrão é composto por mais de 40 substâncias cancerígenas;
-Em: 25% das mortes do miocárdio, 85% das mortes por enfisema pulmonar, 25% das mortes por derrame e 30% das mortes por câncer podem ser imputadas ao cigarro.
Acredito que para começar esses números são suficientes e importantes para uma nova visão quanto ao cigarro. O fumante não existe sozinho, ele tem como companheiro silencioso o fumante passivo. E entre eles -os mais prejudicados- estão as crianças, que em contato com a fumaça do cigarro, podem obter fragilidade na saúde desde muito cedo.
A nicotina do cigarro é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma droga psicoativa que causa dependência. Logo, parar de fumar certamente não é muito fácil. Entretanto, é possível evitar a primeira tragada. E se não foi; é possível parar. Os sintomas ruins são mais fortes na primeira semana – como um regime – mas, desaparecem em duas ou três semanas.
Querer parar de fumar deve ser equivalente a querer ser feliz. Afinal, todos buscam a felicidade incansavelmente e resista aos que insistem em lhe oferecer um cigarro; diga alto e em bom tom:

EU NÃO FUMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário