quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nível 5: Gripe Suína

Imagem de microscópio cedida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra o H1N1, estirpe do vírus da gripe suína . Foi ununciado no final da tarde de hoje (29), pela Organização Mundial de Saúde nível 5 de pandemia mundial da gripe suína; que segue uma escala de 1 a 6. Indicando uma pandemia global.
"Com base nas informações atuais e em análises de especialistas, eu decidi elevar o nível de alerta da pandemia de influencia da atual fase 4 para a fase 5”. A pandemia está evoluindo rapidamente e a situação deve ser levada muito a sério.” Afirmou a Diretora Geral da OMS, Margaret Chan.
O diretor-assistente da OMS ressaltou ainda que, países devem computar a qualidade de infraestrutura para lidar com a pandemia e aumentar o acompanhamento de casos suspeitos.
Enquanto isso, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão concedia uma coletiva em Brasília, em que informou que as medidas mencionadas pela OMS, já foram tomadas no Brasil desde sábado. Temporão confirmou que o Brasil tem 2 casos suspeitos e acompanha mais 36 pessoas. “Agora o que vamos fazer é aguardar que surjam recomendações adicionais da OMS em relação a essa situação”, acrescentou o ministro.


Níveis de alerta de epidemia

Nível
1 - Vírus de gripe circulam entre animais, especialmente aves. Nenhum vírus de animais infectou humanos.
2 - Um vírus de animais infectou pessoas. Existe potencial ameaça pandêmica.
3 - Casos esporádicos ou pequenos focos de doença em humanos, sem capacidade para transmissão entre humanos.
4 - Transmissão entre pessoas, capaz de causar surtos em nível comunitário. Há aumento significativo no risco de pandemia.
5 - Transmissão entre pessoas são confirmadas em ao menos dois países de uma região da OMS. Pandemia iminente.
6 - Epidemia global em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário